Os militantes do Núcleo José do Patrocínio trabalham cotidianamente para transformar seu discurso em sua práxis, no que Gramsci define como uma “enérgica afirmação de uma unidade entre teoria e prática” (Q 10 II, § 31, p. 1270). Em nosso Manifesto por um PSoL Goytacá, nós trazemos alguns aprendizados que tivemos ao longo dos últimos anos e um deles destacamos aqui.
“Nosso segundo grande aprendizado foi aceitar a realidade do nosso desafio, conforme nos ensinaram companheiros de Itaocara: a estadualização do partido só pode ser realizada por nós mesmos, militantes do interior” (Núcleo José do Patrocínio, 2021).
Nesse sentido, assim que foi concluída a votação do dia 21 de agosto pela presidência do PSoL Campos, foi dado início à movimentação que resultou em uma reunião realizada virtualmente no último sábado (25/9), unindo diretórios municipais do Norte e Noroeste Fluminense.
Representantes de doze diretórios municipais foram convidados para a reunião e estiveram presentes representações de 3 municípios: Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Cambuci.
Apesar do número ainda limitado de diretórios presentes, o encontro, realizado pela plataforma Microsoft Teams, marcou uma vitória importante para a construção do PSoL no interior do estado. Foi apenas o primeiro passo, e outras reuniões ainda vão ocorrer com periodicidade mensal. A expectativa é de que, ainda esse ano, seja organizado o 1º encontro virtual do PSoL do N-NO Fluminense, para que, no ano que vem, seja realizado de forma presencial o 1º Congresso do PSoL do N-NO Fluminense.
Sebastião Neto, presidente do PSoL São Fidélis, relata suas impressões sobre a reunião:
"Nosso encontro regional demonstra a necessidade do PSOL incluir em suas pautas Estaduais as questões do interior do Estado do Rio, uma região onde a pobreza e o desemprego batem recorde e é extremamente necessário a mudança política pra trazer o desenvolvimento social e econômico, justo e sustentável. Por um PSOL forte e organizado no interior."
Outro participante do dia foi o Marcel Macedo, do diretório do PSoL Cambuci :
"O encontro das lideranças psolistas do Norte e Noroeste Fluminense é de suma importância para integralizar e fortalecer o partido no interior do Estado, com a soma de forças e iniciativas intermunicipais a partir das diversas demandas que nos convergem".
Essa primeira reunião foi muito importante para nos apresentarmos e discutirmos as conjunturas dos municípios e do PSoL estadual. Um próximo encontro está pré-agendado para ocorrer no fim do mês de outubro, e esperamos que tenhamos uma presença mais representativa dos diretórios municipais do interior Fluminense. Nossa meta é a formação de um Bloco Político do PSoL do N-NO Fluminense, para que possamos agregar nossas demandas e disputar os espaços representativos com mais força e solidez.
O PSoL começou a caminhar no norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro há pouco tempo, mas mesmo assim já tivemos experiências vitoriosas como a eleição, em 2012, do camarada Gelsimar Gonzaga em Itaocara e a participação da nossa militância na ocupação urbana de Novo Horizonte em Campos.
Temos muito trabalho a ser realizado e só com diálogo franco, aberto e democrático, conseguiremos construir o partido no interior com vigor necessário para encarar os desafios que a política paternalista, coronelista, machista, racista, homofóbica e corrupta que nossa região nos impõe.
Até mais, camaradas, é na luta que a gente se encontra!
Germano Godoy Presidente do PSoL Campos
Comentarios